Kobe Bryant tem camisas nº 8 e nº 24 aposentadas pelo Lakers

Na noite em que o Lakers perdeu para o Warriors por 116 a 114 na prorrogação, o grande homenageado foi o ex-ala-armador, Kobe Bryant. O Black Mamba se tornou o primeiro jogador a ter duas camisas aposentadas pelo mesmo time, sendo que ele usou a camisa de nº 8 de 1996 até 2006 e a nº 24 de 2006 até a sua aposentadoria em 2016. A cerimônia contou com a presença de várias lendas do basquete mundial, como Shaquille O'Neal, Kareem Abdul-Jabbar, Allen Iverson, Bill Russell, Derek Fisher e Magic Johnson, que foi o apresentador durante a cerimônia ocorrida no Staples Center.


Antes do jogo começar, Kobe participou de uma entrevista coletiva cerca de 1 hora antes do início do jogo, e respondeu perguntas em inglês, em italiano e em espanhol sobre a carreira, o tempo livre após a aposentadoria e de ter feito história ao ser o primeiro jogador a ter duas camisas aposentadas pelo mesmo time. "Eu acho que o mais importante sobre o legado é como ele afeta as próximas gerações. Essas camisas penduradas aqui tiveram um impacto em mim, que me levou a alcançar esse momento agora. Antes de cada jogo, eu olhava para cima e me lembrava do porque estava jogando, como cheguei lá e o que estava representando".
Kobe também foi perguntado sobre qual número ele preferiria uma estátua em frente ao Staples Center, e disse que preferia com o número que teve seu últimos 10 anos de carreira: a 24. "Uma estátua não precisa ter número. A 24 foi mais desafiadora. Eu acabei gravitando em uma área de coisas mais difíceis de se fazer. Acho que se fosse forçado a escolher uma, provavelmente iria com a 24 por conta disso".
Magic Johnson foi o primeiro a falar sobre o ex-jogador, dizendo que Kobe foi o maior jogador a usar as cores roxo e dourado do Lakers durante seus 20 anos de carreira. Magic ainda disse que Bryant foi um dos responsáveis a unir todos da cidade de Los Angeles. "Quando eu olho para esse público, todas as raças de pessoas juntas e torcendo por você por 20 anos. Esse país precisa estar unido. E você conseguiu nos unir a todos, a cidade de Los Angeles, por 20 anos. Então, tenho que te agradecer por isso".
O agradecimento seguinte foi de Jeanie Buss, representante da família Buss, proprietária do Lakers. Logo seu discurso, foram exibidos os banners no alto do Staples Center, um com o número 8 e outro com o número 24. A reação do público foi de ovacionar, e Kobe se emocionou ao dizer sobre estar no alto do ginásio com outras lendas e direcionou algumas palavras para sua esposa e suas 3 filhas. "Não é sobre o destino, é sobre a jornada. Se vocês conseguirem entender isso, não é que vocês vão conseguir alcançar seus sonhos. Vai ser algo ainda maior. E se vocês entenderem isso, então eu vou estar fazendo bem o meu trabalho como pai".
Com a homenagem dessa segunda-feira, Kobe se tornou o 10º jogador a ter a camisa imortalizada pelo Lakers, se juntando a Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar, Elgin Baylor, Jerry West, Wilt Chamberlain, Shaquille O'Neal, James Worthy, Gail Goodrich e Jamaal Wilkes. Com o número 8, Kobe participou de 707 jogos e teve 16.866 pontos, 3.148 assistências, 3.634 rebotes, 3 títulos da NBA, 8 seleções para o All-Star Game durante 10 anos. Com a número 24, o Black Mamba participou de 638 jogos, tendo 16.717 pontos, 3.154 assistências, 3.409 rebotes , 2 títulos da NBA, 9 seleções para o All Star Game e 1 prêmio de MVP da NBA durante os 10 anos seguintes.

Confira a cerimônia completa da aposentadoria das camisas de Kobe Bryant: